Créditos da imagem: https://www.freshbooks.com/developers/blog/logging-actions-with-python-decorators-part-i-decorating-logged-functions
Decoradores de função (Function Decorators) habilitam a adição de nova funcionalidade para a função sem alterar a funcionalidade original dela. Antes de ler esse post, é importante que você tenha lido e entendido o a primeira parte sobre funções python. O pensamento principal que devemos tirar a partir desse tutorial, é que funções Python são objetos de primeira classe; um resultado disso é que:
- Funções Python podem ser passadas como argumentos para outras funções
- Funções Python podem ser retornadas de outras chamadas de funções.
- Funções Python podem ser definidas dentro de outras funções resultando em closures.
As propriedades de funções Python listadas acima fornecem a função necessária para explicar decoradores de função (que a partir daqui, passaremos a nos referir no original, function decorators). Simplificando, function decorators são containers (wrappers) que deixam você executar código antes das funções que elas decoraram sem modificar a função em si. A estrutura desse tutorial segue uma excelente resposta encontrada no stack overflow explicando sobre python decorators.
Function Decorators
Function decorators não são exclusivos ao Python, então para explica-los, ignoremos a sintaxe de function decorator em Python por enquanto, e ao invés disso vamos focar na essência de function decorators. Para entender o que decorators fazem, nós implementamos uma função bem simples que é decorada (decorated, termo em inglês) com uma outra função simples que registra as chamadas para as funções decoradas. A decoração da função é conseguida através da composição de funções, como mostrado abaixo (seguem as explicações nos comentários):
import datetime
# o decorator esperar uma outra função como argumento
def logger(func_to_decorate):
# um container (wrapper) é definido na hora
def func_wrapper():
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Calling function: {} at {}".format(func_to_decorate.__name__, datetime.datetime.now()))
# execute a função original
func_to_decorate()
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Finished calling : {}".format(func_to_decorate.__name__))
# retorne a função wrapper definida no momento. O corpo da
# função wrapper não foi executado ainda, mas um closure
# na função func_to_decorate foi criado
return func_wrapper
def print_full_name():
print("My name is John Doe")
>>>decorated_func = logger(print_full_name)
>>>decorated_func
# o valor retornado, decorated_func, é uma referência para a func_wrapper
<function func_wrapper at 0x101ed2578>
>>>decorated_func()
# decorated_func chamada
Calling function: print_full_name at 2015-01-24 13:48:05.261413
# a funcionalidade original é preservada
My name is John Doe
Finished calling : print_full_name
No simples exemplo definido acima, o decorator adiciona uma nova funcionalidade, mostrando alguma informação antes e depois da chamada original da função, para a função original sem altera-la. O decorator logger recebe uma função para ser decorada, print_full_name e retorna uma função, func_wrapper que chama a função decorada, print_full_name, quando é executada. A função retornada, func_wrapper está fechada sobre a referência da função decorada (closure), print_full_name e portanto pode invocar a função decorada quando está executando. No exemplo acima, chamando decorated_func resulta em print_full_name sendo executada além de algum outro código implementando uma nova funcionalidade. Essa habilidade de adicionar nova funcionalidade para uma função sem modificar a função original é a essência de function decorators. Uma vez que esse conceito é entendido, o conceito de decorators está entendido.
Python decorators
Agora que nós felizmente entendemos a essência de function decorators, nós podemos seguir em frente para desconstruir construções Python que permitem-nos definir decorators mais facilmente. A seção anterior descreve a essência de decorators, mas ter que usar decorators através de composições de funções como descrito é muito custoso. Python introduz o símbolo @ para decoração de funções. Decorar uma função usando a sintaxe de decorator Python é conseguida como mostrada abaixo:
@decorator
def a_stand_alone_function():
pass
Chamando stand_alone_function agora é o equivalente a chamar a função decorated_func da seção anterior, mas não precisamos mais definir a função intermediária decorated_func.
Note que decorators podem ser aplicados não apenas em funções Python, mas também em classes Python e métodos de classe, mas discutiremos sobre decorators de classes e métodos em um próximo tutorial.
É importante entender o que o símbolo @ faz em respeito aos decorators em Python. A linha @decorator não define um decorator, em vez disso pode-se pensar dele como um açúcar sintático (syntatic sugar) para decorar uma função. Eu gosto de definir decorar uma função como o processo de aplicar um decorator existente a uma função. O decorator é a função real, decorator que adiciona a nova funcionalidade para a função original. De acordo com a PEP 318, o seguinte trecho de decorator
@dec2
@dec1
def func(arg1, arg2, ...):
pass
é equivalente a:
def func(arg1, arg2, ...):
pass
func = dec2(dec1(func))
sem o argumento intermediário func. No exemplo acima, @dec1 e @dec2 são os invocadores dos decorators. Agora pare, pense cuidadosamente e garanta que você entendeu isso. dec1 e dec2 são referências de objeto de função, e esses são os decorators reais. Esses valores podem ainda ser substituídos por qualquer chamada de função ou um valor que quando avaliado retorna uma função que recebe uma outra função. O que é de suma importância é que o nome de referência seguindo o símbolo @ é uma referência para um objeto função (para esse tutorial, nós assumimos que esta referência deve ser um objeto função, mas na realidade ela deve ser um objeto chamável (callable)) que recebe uma função como argumento. Entender esse fato profundo ajudará em entender decorators Python e tópicos sobre decorators mais envolventes, tais como decorators que recebem argumentos.
Argumentos de funções para funções decoradas
Argumentos podem ser passados para funções que estão sendo decoradas ao simplesmente passar essa função dentro da função que envolve ela, isto é a função interna retornada quando o decorator é invocado, a função decorada. Nós ilustramos isso com um exemplo abaixo:
import datetime
# decorator espera uma outra função como argumento
def logger(func_to_decorate):
# Uma função wrapper é definida na hora
def func_wrapper(*args, **kwargs):
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Calling function: {} at {}".format(func_to_decorate.__name__, datetime.datetime.now()))
# executa a função original
func_to_decorate(*args, **kwargs)
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Finished calling : {}".format(func_to_decorate.__name__))
# retorne a função wrapper definida no momento. O corpo da
# função wrapper não foi executado ainda, mas um closure
# na função func_to_decorate foi criado
return func_wrapper
@logger
def print_full_name(first_name, last_name):
print("My name is {} {}".format(first_name, last_name))
print_full_name("John", "Doe")
Calling function: print_full_name at 2015-01-24 14:36:36.691557
My name is John Doe
Finished calling : print_full_name
Note como nós usamos *args e **kwargs na definição da função wrapper interna; isso é pelo simples motivo que nós não podemos saber de antemão quais argumentos estão sendo passados para uma função que está sendo decorada.
Função decorator com argumentos de função
Nós também podemos passar argumentos para a função decorator atual, mas isso é mais complexo do que o caso de passar funções para funções decoradas. Nós ilustramos isso com um grande exemplo abaixo:
# Essa função recebe argumentos e retorna uma função
# a função retornada é nosso decorator real
def decorator_maker_with_arguments(decorator_arg1):
# isso é nosso decorator real que aceita uma função
def decorator(func_to_decorate):
# a função wrapper recebe argumentos para a função decoradora
def wrapped(function_arg1, function_arg2) :
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Calling function: {} at {} with decorator arguments: {} and function arguments:{} {}".
format(func_to_decorate.__name__, datetime.datetime.now(), decorator_arg1, function_arg1, function_arg2))
func_to_decorate(function_arg1, function_arg2)
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Finished calling : {}".format(func_to_decorate.__name__))
return wrapped
return decorator
@decorator_maker_with_arguments("Apollo 11 Landing")
def print_name(function_arg1, function_arg2):
print ("My full name is -- {} {} --".format(function_arg1, function_arg2))
>>> print_name("Tranquility base ", "To Houston")
Calling function: print_name at 2015-01-24 15:03:23.696982 with decorator arguments: Apollo 11 Landing and function arguments:Tranquility base To Houston
My full name is -- Tranquility base To Houston --
Finished calling : print_name
Como mencionado anteriormente, a chave para entender o que está acontecendo com isso é notar que nós podemos substituir o valor de referência seguindo a @ em uma decoração de função com qualquer valor que resulta em um objeto de função que recebe uma outra função como argumento. No exemplo acima, o valor retornado pela chamada de função, decorator_make_with_arguments("Apollo 11 landing"), é o decorator. A chamada resulta em uma função, decorator que aceita uma função como argumento. Assim a decoração '@decorator_maker_with_arguments("Apollo 11 landing")' é equivalente a @decorator mas com o decorador, decorator, fechado sobre o argumento Apollo 11 landing pela chamada da função decorator_maker_with_arguments. Note que os argumentos fornecidos para um decorator não pode ser dinamicamente mudado em tempo de execução como eles são executados na importação do script.
Functools.wrap
Usar decorators envolve trocar de uma função para uma outra. Um resultado disso é que meta informações, tais como docstrings são perdidas quando usar um decorator com tal função. Isso é ilustrado abaixo:
import datetime
# decorator espera uma outra função como argumento
def logger(func_to_decorate):
# uma função wrapper é definida na hora
def func_wrapper():
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Calling function: {} at {}".format(func_to_decorate.__name__, datetime.datetime.now()))
# execute a função original
func_to_decorate()
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Finished calling : {}".format(func_to_decorate.__name__))
# retorne a função wrapper definida no momento. O corpo da
# função wrapper não foi executado ainda, mas um closure
# na função func_to_decorate foi criado
return func_wrapper
@logger
def print_full_name():
"""return john doe's full name"""
print("My name is John Doe")
>>> print(print_full_name.__doc__)
None
>>> print(print_full_name.__name__)
func_wrapper
No exemplo acima uma tentativa de mostrar a string de documentação retorna None porque o decorator trocou a função print_full_name com a função func_wrapper que não tem string de documentação. Até mesmo o nome da função agora referencia o nome da função wrapper, em vez da função real. Isso, na maioria das vezes, não o que nós queremos quando usamos decorators. Para contornar isso, o módulo Python functools fornece a função wraps que também passa a ser um decorator. Esse decorator é aplicado a função wrapper e recebe a função a ser decorada como argumento. O uso é ilustrado abaixo:
import datetime
from functools import wraps
# decorator espera uma outra função como argumento
def logger(func_to_decorate):
@wraps(func_to_decorate)
# uma função wrapper é definida na hora
def func_wrapper(*args, **kwargs):
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Calling function: {} at {}".format(func_to_decorate.__name__, datetime.datetime.now()))
# execute a função original
func_to_decorate(*args, **kwargs)
# adicione qualquer funcionalidade de execução na função original
print("Finished calling : {}".format(func_to_decorate.__name__))
# retorne a função wrapper definida no momento. O corpo da
# função wrapper não foi executado ainda, mas um closure
# na função func_to_decorate foi criado
return func_wrapper
@logger
def print_full_name(first_name, last_name):
"""return john doe's full name"""
print("My name is {} {}".format(first_name, last_name))
>>> print(print_full_name.__doc__)
return john doe's full name
>>>print(print_full_name.__name__)
print_full_name
Aplicação de Decoradores
Decorators tem uma ampla variedades de aplicações em Python, e todas essas não podem ser cobertas nesse artigo. Alguns exemplos de aplicações de decorators incluem:
- Memoização (memoization) que é o cache de valores para prevenir recomputar tais valores se a computação é muito custosa; Um decorator de memoização pode ser usado para decorar uma função que executa o cálculo real, e a funcionalidade adicionada é que, para um dado argumento se o resultado já foi computado anteriormente então o valor armazenado é retornado para o chamador.
- Em aplicações web, decorators podem ser usados para proteger endpoints que requer autenticação; um endpoint é protegido com um decorator que checa se um usuário está autenticado quando uma requisição é feita para o endpoint. Django, um popular framework web, faz uso de decorators para gerenciar cache e permissões de views.
- Decorators podem também fornecer uma maneira limpa para realização de tarefas domésticas, tais como chamadas de funções de logging, tempo de função e etc.
O uso de decorators é um campo de atuação muito largo, que é único para diferentes situações. A biblioteca de decorator Python fornecem ricos casos de uso de decorators Python. Navegando por esta coleção fornecerá visão prática para o uso de decorators Python.
Leitura complementar
Clique aqui para voltar para a tabela de conteúdo.
Ir para o topo